terça-feira, 6 de dezembro de 2011

«O Mistério do Jogo das Paciências» de Jostein Gaarder

 

Descobri recentemente este livro cá em casa e li-o  fascinada.Trata-se de um livro publicado pela 1ª vez em Portugal em 1996 e é curiosa e inovadora a maneira como o autor elabora uma engenhosa construção do mundo a partir das 53 cartas de um baralho. Tudo se passa em torno de um rapazinho de doze anos que, com o seu pai, viaja em busca da mãe (Ás de Copas) que partira oito anos antes para a Grécia à procura de si mesma. Pelo caminho, pai e filho são desviados  por um misterioso anão para uma aldeia perdida nos Alpes, onde outro misterioso anão padeiro entrega ao rapaz um livro minúsculo escondido dentro de um pão de leite.
A viagem real prossegue em paralelo com uma viagem de fantasia, em que os anões representam ao fim e ao cabo todos os seres humanos, uns maiores outros mais pequenos, para nos lembrar que somos «umas criaturas peculiares com vida, mas que sabem muito pouco sobre si próprios» (capítulo dez de copas). 
Jostein Gaarder é um escritor norueguês, nasceu em Oslo em 1952, é autor de romances filosóficos e de contos. O seu livro mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991.

Este é um dos casos em que a fronteira entre livros para crianças e para adultos se esbate. É antes um livro para todas as idades, dos 0 aos 100, em que as crianças e jovens poderão encontrar algumas respostas para as muitas interrogações que as atormentam. Um bom livro para todos lerem!

Talvez aquela frase visasse o Joker que sobreviveu século após século. Eu próprio tinha a impressão de estar a antever o destino, graças à longa história do livrinho do pão de leite. E não seria assim com todos os seres humanos? Embora a nossa vida na Terra possa parecer muito breve, fazemos parte de uma história que nos sobrevive a todos. Pois não vivemos somente as nossas vidas. Podemos visitar lugares antigos como Delfos e Atenas, por onde podemos andar e respirar o ambiente das pessoas que nos antecederam na Terra.

Desde 1990, muita coisa mudou no nosso mundo, a Grécia já não é o que era, mas não me importaria mesmo assim de ir visitar Atenas e a terra dos filósofos. Alguns ainda por lá continuarão, de certo, como o Joker imortal do Jogo das Paciências. 

Sem comentários:

Enviar um comentário