quinta-feira, 9 de maio de 2013

«Economia para principiantes» de David Orrell e Borin Van Loon






O Antigo Testamento contém muitos passos sobre economia. Proibe a usura, e no Jubileu, a cada sete anos, todas as dívidas eram anuladas.
  Isto é o que diz um pequeno livro que ganhei no dia da mãe e que estou a ler atentamente, chamado Economia para principiantes. Nós também  não pedimos tanto, claro que isso dos sete anos é uma forma de dizer!

Quem é que não é um principiante em matéria de economia, nos tempos que correm, em que vemos tais aberrações ? 
Os que recebem menos a terem de ser «solidários» à força com os que recebem mais, os contribuintes a salvarem os bancos privados da falência, mesmo que estes não tenham contribuído em nada para eles nem para o país, ganhando assim o Estado mais uma rica clientela para alimentar (com lagostas, lavagantes e camarões), o aumento de impostos cada dia sim dia não, etc, etc.
Claro que sou uma principiante, embora já conhecesse a palavra usura e juros usurários, aliás prática bem antiga em terras lusas. 




Aconselho a todos a leitura deste livrinho, muito prático, até aos senhores do FMI e seus pares. Mas, a ver pelas pastas que trazem sempre com eles e o ar atarefado com que entram e saem dos automóveis (foge!!!), parece que os homens da Tróika não têm tempo para ler, nem estão interessados. Só os números interessam. 
O que acontece a seguir vem na História da Humanidade. Que eles também não leram!!! É pena!!

Sem comentários:

Enviar um comentário