quarta-feira, 17 de julho de 2013

«Tabacaria» de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa)


Casa Álvaro de Campos em Tavira


Álvaro de Campos nasceu em Tavira, no dia 15 de Outubro de 1890,é engenheiro naval(por Glasgow), é alto(1,75 de altura), magro, cara rapada, cabelo liso.(…)
Pus em Álvaro de Campos toda a emoção que não dou nem a mim nem à minha vida.» - carta de Fernando Pessoa, falando do seu heterónimo.
 
Tabacaria
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(...)
(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.) 

                                                                  Álvaro de Campos




O que é fantástico neste poema é como o amargo pessimismo
sobre si próprio e sobre a sua vida é contrabalançado pela doce aparição do chocolate e da pequena que o devora gulosamente. E a percepção de que esse gesto equivale a uma metafísica mais verdadeira do que muitas outras a sério.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário