sábado, 19 de dezembro de 2015

A Ilha das buganvílias



A Ilha das Buganvílias



Gosto muito de buganvílias, cheguei a ter uma na varanda e outra na cozinha, ao pé da janela, para apanhar o máximo de luz e de ar. Uma amarela, outra roxa.
Desconhecia completamente que existia também com flor branca, e quando estive em Porto Santo, a bela ilha de praias com água morna e areia dourada, conhecida por isso como Ilha Dourada, deslumbrei-me com esta verdadeira maravilha da natureza.


A Porto Santo pode-se ir durante o ano todo, mas vale muito a pena em época de calores desmedidos de trinta e muitos ou quarenta graus, como infelizmente tem vindo a ser cada vez mais frequente, devido ao aquecimento global do nosso fragilizado planeta.


Pode-se contemplar, assim, as muitas e variadas buganvílias floridas, que se espraiam por todo o lado na ilha, que embora seca, tem cactos maravilhosos e muitas flores.

Resta lembrar que o nome desta planta trepadeira nictaginácea deve-se ao militar e navegador francês, Louis Antoine de Bougainville. Que gostava com certeza de jardinar, para além de navegar.














3 comentários:

  1. Adoro buganvílias!E que agradável a tua crónica.Um dia hei de ir a Porto Santo.
    Beijinhos e obrigada pelo bonito texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena, vais ver. Eu fui para um hotel 3 estrelas, porque era mais perto da praia, pode-se ir e vir a pé. E da varanda via o mar e a serra, tudo. Mas os mais endinheirados, vão directamente para um ressort com tudo lá dentro e praia privativa, do grupo pestana. Mas onde eu estava era ótimo, tinha um self-service com pequeno almoço incluído no preço, e podíamos levar sopa de milho e outras para o quarto e comer na varanda. Tinhamos também mesmo ao pé a paragem para a capital da ilha,não me lembro agora do nome, onde há um museu sobre Cristóvão Colombo, lindíssimo. Ele viveu ali e até casou com uma mulher de lá. Há uma volta turística num autocarro velhinho azul, tem que se comprar com antecedência, mas muito giro e com um condutor que era guia, muito engraçado. Uma aventura, enfim.

      Eliminar