quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Miradouro de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004)




Miradouro de Sophia de Mello Breyner Andresen

O antes denominado Miradouro da Graça, bem conhecido dos lisboetas e um pouco por todo os cantos do mundo, diria mesmo, foi objecto de alteração de nome, por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. 
Passou a chamar-se Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, escritora e poetisa (não tenho medo de dizer esta palavra no feminino, não por questões feministas, mas soa-me muito bem, tem quatro sílabas como a palavra «escritora».
Poetisa é para mim a melhor palavra para designar todas as mulheres que se dedicam a escrever poesia. 
Se não concordarem com esta escrita e opinião, estão no vosso direito, mas a Língua Portuguesa e eu não vamos em modas, hélas!



Curiosa e apropriada é também a designação duma rua relativamente recente, na freguesia do Parque das Nações, aqui bem perto de mim, mas que ainda não descobri, um dia destes vou tentar saber onde fica, que é a Rua Menina do Mar, título e personagem principal do mais conhecido livro de Sophia de M.B. Andresen, pois é lido nas escolas por milhares de crianças e jovens.









Sem comentários:

Enviar um comentário